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Público-Alvo e Avatar

Público-Alvo: Como Definir o Cliente Ideal (Avatar) Para o Seu Negócio

by Rodrigo Ferreira
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Você está prestes a receber um conhecimento que vai impactar para sempre a sua vida como empreendedor, seja online ou offline…

Vamos ver neste artigo:

  • Público-alvo/Mercado x Nicho x Avatar
  • A Importância do Avatar
  • Como Definir o Avatar

Primeiro eu vou falar sobre as diferenças básicas…

Mercado x Nicho x Avatar

Como definir o cliente ideal para o seu negócio? Pouquíssima gente faz isso… Então, adivinha? Perde-se dinheiro! Ou, no mínimo, deixa-se de ganhar. E para entendermos melhor o processo, precisamos abordar 3 conceitos:

  • Mercado
  • Nicho de Mercado
  • Avatar

Vou explicá-los de uma maneira bem simples e começando com…

Mercado

Mercado ou público-alvo eu classifico como um conceito mais amplo ou genérico. Por exemplo, mercados de Nutrição, Ganhar Dinheiro Online, Odontologia, Direito, Coaching, entre dezenas de outros mercados. Isso significa, de uma maneira genérica, que você atenderá pessoas que precisam destes serviços.

Mas, devido à imensa variedade de pessoas buscando solucionar diferentes problemas é que começamos a entrar no conceito de…

Nicho

Nem todas as pessoas procurando os serviços de Nutrição, por exemplo, querem emagrecer. Alguns querem ganhar massa muscular, outros querem apenas fazer uma reeducação alimentar; alguns são homens, outros são mulheres… Ou seja, saímos de uma situação genérica de Mercado para:

  • Nutrição
    • Nicho: pessoas que querem emagrecer
    • Nicho: pessoas que desejam ganhar massa muscular
  • Coaching
    • Nicho: pessoas buscando um processo de Coaching de Carreira
    • Nicho: pessoas buscando um processo de Coaching de Relacionamentos
  • Odontologia
    • Nicho: pessoas que precisam fazer canal
    • Nicho: pessoas que necessitam usar aparelho ortodôntico
  • Direito
    • Nicho: pessoas procurando um advogado civil
    • Nicho: pessoas buscando um advogado trabalhista

Nicho, de maneira simplificada, diz respeito às especialidades dentro de cada mercado ou público-alvo. Porém, se você quer que o seu negócio ou a sua campanha de marketing tenha os melhores resultados, você precisa definir o seu cliente ideal ou avatar

(NOTA: quer definir o seu cliente ideal de maneira “cirúrgica” e explodir de vender? Então você vai adorar conhecer essa ferramenta exclusiva.)

Público-Alvo - Avatar Sniper

Avatar

O cliente ideal também é conhecido como avatar ou persona, que são os dois nomes mais comuns. Eu prefiro usar avatar e é o que você vai ler mais até o final desse artigo. É um conceito muito simples de ser entendido…

Digamos que o seu público-alvo seja de Nutrição; daí, você tem o nicho de “jovens que querem emagrecer”, que está dentro do público-alvo maior; mas o seu AVATAR… É o Pedro!

  • Um jovem de 22 anos
  • Mora com os pais na Zona Sul do Rio de Janeiro
  • Trabalha numa empresa web
  • Faz faculdade de Informática
  • Adora jogos online e assistir filmes de ficção científica
  • Mas, desde a infância ele sofre bulliyng por causa do excesso de peso. Ele já tentou alguns métodos, não conseguiu e já não aguenta mais!

Público-Alvo e Avatar

Agora eu te pergunto: percebeu a diferença entre simplesmente falarmos público-alvo ou nicho e darmos essa ficha detalhada de uma pessoa? Ela tem até nome! Esse é o avatar, aquela pessoa específica que se beneficiaria do seu suplemento para emagrecer ou seu serviço exclusivo de nutricionista…

Basicamente é o perfil de pessoa que VOCÊ escolhe trabalhar, seja por afinidade ou por saber resolver o problema que ela tem.

Nesse exemplo que vimos, supondo que você tenha passado pelo mesmo problema que o Pedro e sabe como resolvê-lo; ou você, como nutricionista, após atender diversos perfis, esse é o tipo de pessoa que você mais gostaria de trabalhar…

Então, é para esse perfil que você vai mostrar a sua oferta: todo o seu trabalho será divulgar para os diversos “Pedros” que estão no nicho de emagrecimento, ou seja, pessoas que têm o mesmo perfil do Pedro.

Público-Alvo e Avatar

A Importância do Avatar

Saber sobre avatar é crucial para o seu negócio. Você vai ser muito mais assertivo na hora de criar um post no blog, gravar um vídeo com a linguagem adequada, fazer uma propaganda na internet…

Aliás, no Facebook, por exemplo, você pode fazer uma campanha exatamente para esse Pedro descrito no exemplo! Você especifica praticamente todas aquelas informações na hora de criar o anúncio! Olha o PODER disso!

E, o melhor de tudo, é que serve para montar qualquer tipo de negócio, seja ele online ou offline! É a partir do avatar que você faz toda a comunicação da sua empresa. Então, se você vai lançar um novo produto, defina os avatares (sim, um mesmo produto pode servir para diversos avatares); se vai abrir outra empresa, faça o mesmo. Essa é a diferença entre os negócios que dão certo e os que fracassam.

Como Definir o Avatar

Pense no seu avatar como um personagem de filme ou livro… Você vai adaptar toda a linguagem das suas campanhas ao jeito de ser e viver desse personagem. E o que esse personagem tem?

  • Nome: se o personagem se chama Pedro, não significa que você vai divulgar apenas para pessoas com esse nome… É apenas uma referência, que representa todas as pessoas que têm um mesmo problema específico a ser resolvido;
  • Idade / Faixa Etária: o mesmo se aplica à idade. Você pode definir um número fixo (29 anos, por exemplo) ou uma faixa etária de pessoas que teriam problemas semelhantes (25 a 30 anos);
  • Onde mora: dependendo da sua campanha, pode colocar a cidade ou até mesmo o bairro;
  • Profissão: trabalha ou não? Qual a ocupação dele?
  • Formação Acadêmica: dependendo do seu mercado de atuação esse é um ponto muito importante;
  • Renda: mesma importância da formação acadêmica;
  • Problemas (Dores): quais são os problemas que o seu avatar convive e quer resolver. No caso do Pedro aqui do exemplo: querer emagrecer é sua dor principal; mas ele já tentou de tudo, não conseguiu, sofre bullying há anos, entre outros não citados.
  • Transformações (Sonhos): como o seu avatar se imagina quando estes problemas estiverem resolvidos? O que ele deseja transformar na vida dele?
  • Referências: quando o seu avatar vai buscar uma solução para as dores dele, em que locais ele procura? Sites, blogs do nicho, pessoas que segue, lugares que frequenta.

Seguindo esses pontos, você já conseguirá definir o seu avatar de uma maneira bastante interessante e colherá bons resultados em suas campanhas. Mas, se você quer acertar sempre o seu avatar e deixar os seus concorrentes “comendo poeira”, eu te convido a conhecer a ferramenta exclusiva MKT Machine, Avatar Sniper.

É uma ferramenta que não existe igual no mercado (eu mesmo a desenvolvi) e vem acompanhada de um treinamento passo a passo. Você verá:

  • Como acertar sempre o seu cliente ideal (sem margem de erro!) e aumentar os seus lucros
  • Como essa ferramenta poderá alavancar os resultados de qualquer tipo de negócio
  • Os 5 passos para definir o seu avatar com “precisão cirúrgica”
  • Bônus: 6º passo para turbinar suas campanhas e explodir de vender: você vai ser capaz de desenvolver campanhas irresistíveis ao seu avatar

Para conhecer a ferramenta Avatar Sniper, clique na imagem abaixo:

Público-Alvo - Avatar Sniper

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